Como combater a tristeza gerada pela solidão

Com o avançar da idade a visão vai-se deteriorando

Com o avançar da idade a visão vai-se deteriorando. A memória pode também pregar-nos partidas e o equilíbrio também já pode não ser o mesmo. Todos estes fatores, ou mesmo um só são geradores de medo de andar sozinho na rua. No âmbito geral, a insegurança começa a dominar e a retrair as movimentações da pessoa idosa fora de casa.

Limitações físicas

Por um lado, a visão já enfraquecida torna-se um obstáculo porque surge o medo de não ver claramente o chão, sendo que a calçada portuguesa apresenta muitos buracos de pequena dimensão e deníveis. Por esse motivo vemos muitos idosos a deslocar-se na estrada, junto ao carros. No entanto, por um lado sentem-se mais seguros porque a estrada é plana, mas por outro lado o perigo de serem atropelados aumenta.

Paralelamente a memória, que por vezes pode não funcionar, é outro entrave à saída das Pessoas Maiores para o exterior. Têm receio de se esquecer de algum objeto pessoal por onde passam e de não se aperceberem que o perderam. Têm também medo que alguma pessoa se aproveite dessa fragilidade mental e que os prejudique.

Por fim, a  sensação de desiquilíbrio também pode piorar todo o cenário, constituindo mais um fator para que o Idoso não queira sair de casa.

Impacto das limitações físicas no dia-a-dia do Idoso

Contudo, estas questões físicas acabam por ter impacto na Pessoa Maior, que inicia um processo em que fica cada vez mais em casa, isolando-se. As atividades sociais tornam-se cada vez mais espaçadas, como é o caso de beber o café com o grupo de amigos no bairro, ir às compras, ao cabeleireiro ou à manicure ou até mesmo fazer excursões e passeios. A solidão acarreta todo um conjunto de sentimentos e sensações negativas, é o caso da tristeza, nostalgia, inutilidade e perca do sentimento de pertença. Há um vazio que a televisão e o rádio  lá de casa não preenchem.

Paralelamente, a família da Pessoa Maior está ocupada nas tarefas do dia-a-dia e no seu pequeno núcleo familiar: trabalhar, tratar dos filhos ou dos netos, manter organizada a sua própria habitação e nem sempre têm tempo para se dedicar aos pais como gostariam, por falta de tempo.

O apoio da KindCare

Assim, a KindCare apresenta-se como uma solução viável para combater o isolamento. Um Assistente KidCare acompanha a Pessoa Maior ao café, cabeleireiro, supermercado habituais com a segurança e calma necessárias, mantendo sempre o ritmo do Idoso, que conseguirá manter as relações sociais e consequentemente subestituir os sentimentos de tristeza, nostalgia, solidão por alegria, satisfação e bem estar.  

A saúde mental é um requisito essencial para manter a longevidade e a saúde física do Idoso. Manter as relações sociais é uma ajuda essencial para o bem estar mental. Contacte a KindCare e saiba com mais detalhe como pederemos ajudar.

Contacte a KindCare

Estamos aqui para ajudar a tornar o cuidado dos seus entes queridos mais fácil e tranquilo. Na KindCare, entendemos que cada situação é única e estamos prontos para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.

Se tem alguma dúvida, deseja saber mais sobre os nossos serviços, ou precisa de assistência imediata, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está disponível para responder às suas questões e proporcionar o apoio necessário para garantir o bem-estar e conforto dos seus familiares. Entre em contacto conosco através do formulário, e-mail, telefone ou visite-nos pessoalmente. Estamos aqui para fazer a diferença.

Morada
Rua José Pedro da Silva
N.º 6 A
2770-107 Paço de Arcos

Fale Connosco