O mundo actual pauta-se pela evolução tecnológica. As grandes empresas, para se tornarem mais eficientes, disponibilizam aos seus clientes atendimento através de máquinas, apostando fortemente na poupança.
Os clientes das grandes empresas são frequentemente atendidos por máquinas
Concretamente, são vários os exemplos correntes que ilustram a invasão da automação nas várias vertentes do dia-a-dia. Quando um carro avaria, entra-se em contacto com a companhia de seguros para solicitar um reboque. Atualmente existem companhias de seguros onde já se consegue tratar deste pedido sem falar com uma pessoa: o processo desenrola-se através do WhastApp e o único contacto que se tem com um humano é o motorista do reboque, que liga quando já está a caminho só para confirmar o local de recolha da viatura. Paralelamente as empresas de telecomunicações também comunicam com os clientes através de uma máquina, numa primeira interação tem que se dizer alto e bom som qual é o assunto que nos leva a contactar a empresa e aguardar o respetivo encaminhamento da chamada.
Simultaneamente o endereço de mail também já se tornou algo corriqueiro, partindo-se do princípio que todas as pessoas têm correio electrónico e sabem interagir com o mesmo, isto é, sabem responder, anexar documentação, encaminhar para outro endereço de mail, etc. Consequentemente, quando se quer abrir uma conta numa dada empresa, reclamar, pedir esclarecimentos, entre outros, o pedido para se registar o endereço de mail surge de imediato.
A tecnologia afasta um grupo de pessoas mais idosas
No entanto, a tecnologia está a afastar uma parte da população que não cresceu, nem trabalhou na era da computação. Esta franja de pessoas nunca teve computadores, ouve falar com frequência da internet na televisão, mas na realidade não sabe muito bem do que se trata e desconhece o que é um endereço de mail. Também não sabe mexer em telemóveis inteligentes, portanto ignora o que é o WhatsApp, redes sociais, entre outros. Não tem dados móveis e nem sabe o significado das palavras “dados móveis”. Assim, qualquer assunto que este grupo de pessoas tenha que tratar ou endereçar é uma fonte de desânimo e frustração, gerando sentimentos de desespero e inclusivamente de raiva.
Por outro lado, os familiares e amigos nem sempre estão disponíveis para ajudar a tratar de todos os assuntos. Estes Idosos sentem-se invisíveis aos olhos das instituições que apostaram única e exclusivamente na evolução tecnológica.
A assistência tranquila da Kindcare
A KindCare propõe-se ajudar os Idosos que desconhecem como tratar os mais variados assuntos: reclamações, pedidos de esclarecimento de faturas, ativação de serviços, agendamento nas instituições públicas para renovar documentação, etc.
Consideramo-nos a solução útil e rápida porque temos disponíveis pessoas com conhecimentos para dar seguimento a este tipo de pedidos de forma serena e calma. Este conjunto de conhecimentos que a KindCare detém traz ao Idoso uma tranquilidade e paz que nesta fase da vida são essenciais para se manter uma boa qualidade de vida. Contacte-nos para mais informações!