Os Idosos, principalmente se vivem sozinhos, enfrentam diversos riscos de segurança sob várias perspetivas. Nomeamos alguns dos mais relevantes:
Risco de quedas
O risco que todos mais receiam é as quedas. Se o Idoso vive sozinho e cai em casa, pode não conseguir levantar-se ou movimentar-se para pedir ajuda, pelo que tem de aguardar que alguém chegue ou entre em casa.
Ameaça de intrusão de estranhos
Paralelamente há também o perigo do Idoso abrir a porta a estranhos, que podem entrar com intenções de furtar ou de burlar a Pessoa Maior. Por vezes a Pessoa Maior pode facilitar a aproximação de estranhos pelo gosto de conversar ou de usufruir companhia, mas na realidade é necessário ter atenção e escrutinar as suas novas amizades.
Perigo de incêndio
Os incêndios domésticos são mais frequentes do que se pensa. Para os Idosos há a questão do esquecimento de cozinhados no fogão ligado. Paralelamente este grupo de pessoas tem tendência a utilizar equipamentos já muito antigos, como é o caso de aquecedores, luzes de Natal, entre outros. Caso as faíscas entrem em contacto com materiais inflamáveis, estes podem começar a arder sem que a Pessoa Maior se aperceba, gerando um incêndio na habitação.
Exposição a intoxicações alimentares
É frequente os Idosos não estarem cientes do fim de validade dos produtos alimentares ou manterem-nos demasiado tempo no frigorífico, ingerindo-os e acabando por ficar doentes.
Sugestões e soluções técnicas da KindCare para aumentar a segurança da Pessoa Maior
- Para as quedas em casa ou outras questões fisícas que surgem repentinamente, existem serviços de alarme ou teleassistência. Através de um sensor, toque ou telefone, a pessoa pode comunicar com uma central dedicada ao apoio de pessoas idosas.
- Realizar pequenas alterações na casa-de-banho, que vão garantir uma maior segurança à Pessoa Maior, como é o caso da instalação de barras de apoio para a sanita e duche. Pode ainda colocar um banco no duche, de forma que o Idoso tome o seu banho calmamente sentado.
- Simultaneamente convém ter sempre uma lista de números de telefone de familiares, vizinhos ou amigos num local de fácil acesso e bastante visível (por exemplo, na porta do frigorífico ou na porta de entrada da casa). Sugere-se ainda que um vizinho ou amigo de confiança que viva perto possa ter uma chave da casa e que tenha autorização para entrar na habitação caso se aperceba de algo estranho.
- Com a autorização da Pessoa Maior, instalar câmaras em locais críticos da casa. Sugere-se a colocação de uma na entrada da casa, outra na cozinha para poder verificar remotamente como está o seu familiar e o que está a acontecer. As restantes devem ser colocadas com o acordo do Idoso, de forma a garantir a sua privacidade.
- Colocar na casa um sistema de deteção de alarme para incêndios e em paralelo adquirir um extintor. Desta forma assegura que um eventual fogo é detetado no inicío e há forma de o apagar rapidamente.
- Verificar regularmente a validade e qualidade dos produtos que estão na despensa e principalmente no frigorífico.
Como pode a KindCare ajudar
O ritmo de trabalho, juntamente com todas as outras solicitações existentes atualmente, nem sempre dá oportunidade para tratar de tantos assuntos. Caso necessite de apoio, a KindCare está disponível para visitar o seu familiar e prestar assistência ou até mesmo adquirir ou instalar algumas das sugestões referidas. Contacte-nos para saber mais.
https://www.leroymerlin.pt/produtos/casas-de-banho/seguranca-e-mobilidade-na-casa-de-banho