
Como gerir o seu tempo dentro e fora do trabalho para ter mais tempo para cuidar do seu familiar idoso
Passar tempo com o seu familiar idoso é importante, quer este precise de atenção e acompanhamento regular, quer precise só da companhia de alguém que ama. Mas nem sempre é fácil conseguir tempo quando também precisa de se preocupar com o seu trabalho, especialmente quando é um emprego com uma grande carga horária, com um longo tempo de ida e volta e/ou com uma hora de saída muito em cima da hora de ponta. Entre isso e outras obrigações que pode ter, às vezes parece que não resta tempo nenhum. Mas nem sempre é verdade, e, para o demonstrar, tem aqui algumas dicas sobre como melhor gerir o tempo para poder passar mais tempo com o seu familiar idoso.
Elaborar um horário
Registe quantas horas é que demora a desempenhar cada tarefa, quer laboral, pessoal ou do cuidado, e a que hora é mais adequado desempenhar essa tarefa, e elabore um horário de acordo com essa informação. O processo também pode envolver a ajuda do idoso e o seu contributo pode resultar num programa que seja igualmente benéfico para os dois.
Fazer uma lista de prioridades
Organize cada tarefa por ordem de importância, que é algo importante para decidir o que vai fazer a seguir e, para quando não tem tempo para desempenhar todas tarefas, garantir que trata pelo menos das mais importantes.
Usar plataformas digitais e/ou analógicas
Pode tirar partido de várias plataformas por organizar quer a sua lista de tarefas quer o seu horário. Estas incluem blocos de notas e calendário, que podem ser usados tanto em papel como digitalmente. Também pode usar alarmes para estar ciente das horas e ter avisos de quando é hora de desempenhar certas tarefas.
Iniciar pelas tarefas mais simples
Há certas tarefas que podem não ser as mais importantes, mas que podem ser efetuadas rapidamente. Começar por estas tarefas ajuda a que mais seja feito de uma vez e pode evitar a acumulação de tarefas na sua lista.
Gerir as expetativas
Às vezes há tarefas que demoram mais tempo do que gostaríamos e atividades que gostaríamos de ter mais tempo para fazer, mas é importante ser realista e não forçar o tempo. Faça uma estimativa objetiva do tempo que precisa e/ou que tem disponível para cada tarefa. Acrescente também uma margem de erro, caso demore mais tempo do que pensava, para além de que demorar menos tempo é uma oportunidade para descansar ou para realizar as tarefas seguintes de maneira antecipada.
Preparar-se para imprevistos
As coisas nem sempre correm como planeado, por muito bem que planeie. Sendo assim, é importante elaborar planos suplentes e/ou conseguir improvisar uma solução imediata. Mesmo que não seja a solução mias eficaz, é melhor do que nenhuma.
Tirar partido do apoio das empresas
Certas empresas podem adotar políticas de flexibilidade laboral para garantir que os seus empregados trabalham com a mesma carga horária sem terem que se preocupar com as suas outras responsabilidades. Se esse for o caso, pode tirar partido dessas políticas, que incluem um horário de trabalho flexível (incluindo horas de saída antes ou depois da hora de ponta) e trabalho remoto (que pode permitir trabalhar ao mesmo tempo que cuida ou eliminar o tempo de trajeto entre o local do trabalho e a residência, quer sua quer do idoso).
Pedir ajuda a outros familiares
Cuidar do seu parente idoso não precisa de ser algo do qual se encarrega por si só. Se houver outro familiar ou amigo que pode servir de cuidador informal, pode alternar com este ou podem trabalhar em conjunto e delegar tarefas.
Estimular a independência do idoso
Por mais que pareça, a dependência que os idosos têm de outras pessoas não é algo imutável, nem algo que seja do agrado de muitos idosos, que valorizam muito a sua autonomia. Tendo isso em conta, é possível implementar várias medidas para estimular a independência de um idoso, incluindo treiná-lo para desempenhar tarefas que são mais simples e acessíveis e envolvê-lo na tomada de decisões. Isto por sua vez diminuí o tempo que precisa para cuidar do seu familiar idoso, deixando mais tempo para si próprio ou até para passar mais tempo com o seu familiar idoso fora de um contexto de cuidador.
Mesmo após todos estas medidas serem tomadas, podem surgir momentos em que não tem disponibilidade para cuidar do seu parente idoso quando este precisa. Mas não se preocupe, porque a KindCare pode tomar o seu lugar como cuidador sempre que precisar. Contacte-nos neste ou site com o número 960 139 517 para saber mais.
Fontes:
https://novocuidar.pt/como-ultrapassar-os-desafios-na-prestacao-de-cuidados
https://www.maisquecuidar.com/dicas-para-uma-boa-gestao-do-tempo-e-tarefas-dos-cuidadores
https://espiralsenior.pt/como-equilibrar-o-trabalho-e-apoio-aos-pais/
https://www.laresonline.pt/pt/blog/como-conciliar-a-sua-vida-com-o-apoio-ao-seu-familiar-idoso
https://www.maisquecuidar.com/como-estimular-a-independencia-e-dar-apoio-aos-idosos