A Importância da Roupa Confortável Para o Idoso


As escolhas das roupas quando se é jovem

Enquanto se é jovem, a escolha das roupas é feita maioritariamente com base nos gostos pessoais e na moda. O facto de se comprarem peças de roupa que podem ser mais difíceis de vestir, como é o exemplo de vestidos de senhora com fechos nas costas ou de lado, não constitui qualquer problema. Com um pouco de esforço e alguma ginástica, consegue-se vestir. Outra questão é a qualidade dos tecidos, que está diretamente relacionada com o conforto que se sente. Quando se é mais jovem, a qualidade não é um atributo determinante para a aquisição da roupa, porque a pele não se ressente com certo tipo de tecidos, como é o caso das fibras sintéticas.

A nível de calçado, além do conforto, também se valoriza muito o fator estético, sendo que este último critério, muitas vezes, acaba por ter primazia sobre a comodidade.


As limitações físicas dos idosos versus a roupa

No entanto, à medida que a idade avança, os critérios vão-se alterando, de acordo com as necessidades. Esta alteração é válida tanto para a roupa como para o calçado.

As mudanças estão relacionadas com vários fatores. Um deles é a diminuição da mobilidade e da motricidade fina, que dificultam os movimentos dos braços, das pernas e também os pequenos movimentos das mãos e dos dedos. Na realidade, algumas pessoas mais velhas começam a sentir dificuldade em baixar-se, levantar-se, apertar colchetes, botões pequenos ou puxar fechos de correr.


As novas necessidades dos idosos para roupa e calçado

Nos momentos de higiene, a rapidez e a facilidade com que se tira e põe a roupa são determinantes para o bem-estar físico e psicológico da pessoa idosa. As calças ou saias com elásticos e as blusas com molas ou aberturas laterais são uma excelente opção para quem já tem alguma limitação física.

Paralelamente, o tecido das roupas passa a ser determinante para o conforto no dia a dia. As texturas macias e respiráveis devem ser privilegiadas na escolha da roupa: algodão, linho e tecidos com elasticidade são a escolha ideal. Outro aspeto de suma importância é o tamanho do vestuário. A roupa não deve estar nem muito larga nem muito apertada, pois qualquer uma das situações gera desconforto e contribui para que a pessoa idosa tenha uma imagem negativa de si mesma. As saias e calças não devem ser demasiado compridas, sob pena de a pessoa tropeçar e cair.

Em simultâneo, o calçado também deve estar adequado à realidade física da pessoa. Deve ser macio e flexível, de forma a adaptar-se ao formato do pé. Deve igualmente ser antiderrapante e, de preferência, com velcro para apertar ou bastando enfiar o pé.


Lojas onde se pode adquirir roupa adaptada a necessidades especiais


A loja de roupas Primark lançou, no início deste ano, uma coleção de roupa adaptada para várias necessidades e realidades físicas. A loja El Corte Inglés tem igualmente roupas confortáveis e calças com elásticos.


A importância da roupa adequada para o bem-estar mental da pessoa idosa

Caso verifique que o seu familiar já sente alguma dificuldade em vestir-se ou apertar a sua roupa, ou que a indumentária que tem atualmente é um obstáculo à higiene, aconselha-se que se renove o guarda-roupa. Uma vez que se trata de um investimento que, em certas situações, pode ultrapassar o orçamento definido, sugere-se que se vá substituindo a roupa gradualmente, iniciando pelas peças mais importantes, como é o caso de calças com elásticos, que permitem que as idas à casa de banho sejam mais fáceis, evitando imprevistos.

Na aquisição de roupa nova, deve-se dar importância às preferências da pessoa idosa. Atualmente, existe uma diversidade de ofertas no mercado que permitem que esta possa adquirir o tipo de vestuário com que se sente mais identificada, mantendo orgulhosamente a sua identidade e dignidade.

Contacte a KindCare

Estamos aqui para ajudar a tornar o cuidado dos seus entes queridos mais fácil e tranquilo. Na KindCare, entendemos que cada situação é única e estamos prontos para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.

Se tem alguma dúvida, deseja saber mais sobre os nossos serviços, ou precisa de assistência imediata, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está disponível para responder às suas questões e proporcionar o apoio necessário para garantir o bem-estar e conforto dos seus familiares. Entre em contacto conosco através do formulário, e-mail, telefone ou visite-nos pessoalmente. Estamos aqui para fazer a diferença.

Morada
Rua José Pedro da Silva
N.º 6 A
2770-107 Paço de Arcos

Fale Connosco