O que é uma vida bem vivida? Para a KindCare, é fazer aquilo que mais se aprecia e com quem mais se gosta. É continuar a abrir os braços à vida e às experiências que estão fora de portas.
A reforma – um oásis para quem trabalha
A reforma é um momento muito ansiado pela maioria das pessoas. Trata-se do descanso merecido depois de muitos anos de trabalho árduo. Quando se está a trabalhar, a reforma é vista por quase todos como um oásis no deserto, onde existe liberdade de horários e de atividades, bem como um maior descanso mental, pois as responsabilidades profissionais terminam. A passagem para a reforma constitui um marco na vida de qualquer cidadão pelas profundas alterações que traz.
Os desafios da reforma
No entanto, esta nova fase da vida também apresenta alguns desafios. O primeiro poderá ser o valor da reforma ou pensão, que será menor do que o ordenado.
Paralelamente, o convívio social que existia fruto das relações com outros colegas pode diminuir significativamente, podendo surgir algum vazio social e solidão.
O tempo livre pode também ser outra questão, caso as atividades para preencher o dia sejam diminutas e não se saiba o que fazer ao longo das horas que vão passando. Adicionalmente, muitas pessoas, principalmente homens, sentem que perdem uma parte da sua identidade, pois era a atividade profissional que as definia.
Existem muitas pessoas que, após a reforma, continuam muito ocupadas dando apoio à família, nomeadamente aos filhos e netos. Cuidar dos netos, por exemplo, é uma experiência gratificante para ocupar o tempo, pois obriga a manter-se ativo, já que as crianças requerem conversas e atividades constantes, que dão origem ao riso, à alegria e pontualmente a peripécias que preenchem o dia. No entanto, muitos não têm ou vivem longe da família próxima, não conseguindo usufruir destas relações tão recompensadoras.
Oito sugestões para ultrapassar os desafios da reforma
- Mantenha hábitos regulares, nomeadamente acordar, deitar-se e tomar as refeições à mesma hora. Desta forma, garante que descansou o suficiente, mas que continua a cuidar do seu corpo.
- Aproveite para fazer exercício físico regularmente. Mesmo que não tenha capacidade financeira para se inscrever num ginásio, aproveite os espaços ou jardins públicos, sendo que alguns até têm máquinas para atividades mais específicas. Obrigue-se a manter-se ativo e evite dar desculpas a si mesmo para não se exercitar. Arranjar um companheiro ou grupo para estas atividades aumenta a probabilidade de sucesso.
- Faça voluntariado. Escolha uma atividade com que se identifique ou, em alternativa, uma instituição perto da sua casa. O trabalho voluntário é uma excelente forma de se manter ativo e em contacto com outras pessoas, constituindo igualmente um meio de fazer novos amigos.
- Continue a aprender e a ler. Inscreva-se na Universidade Sénior da sua área de residência ou aprenda diariamente algo novo através das inúmeras aplicações gratuitas disponíveis na internet. Frequente a biblioteca local, que pode ter atividades de leitura e workshops.
- Viaje. Mantenha-se atento às iniciativas da junta de freguesia da sua área, pois pontualmente surgem ofertas de viagens organizadas a preços acessíveis. Aproveite as campanhas das agências de viagem nas épocas baixas para alargar os horizontes.
- Trabalhe, se ainda quiser e tiver energia. Pode trabalhar uma parte do dia e, desta forma, aumentar os rendimentos. Analise as necessidades da sua área de residência e candidate-se a oportunidades compatíveis.
- Estabeleça objetivos, que podem ir desde aprender uma nova língua até estudar uma nova competência. Escolha algo com que se identifique e que lhe proporcione prazer. Assim, sentirá que está em evolução e, no final do dia, estará satisfeito consigo mesmo.
- Celebre muito: Comece por celebrar a chegada da reforma e a mudança de vida. Organize encontros em sua casa e peça a cada convidado que traga algo para a refeição. Desta forma, mantém o seu orçamento controlado e usufrui da companhia de quem mais gosta.
O segredo de uma vida bem vivida
A KindCare defende a importância de uma vida gratificante, garantindo que corpo e mente se mantêm saudáveis. A reforma é apenas mais uma fase da vida e merece ser vivida com alegria e regozijo. O segredo está em manter-se ativo, nunca se esquecendo de manter amizades valiosas e prazerozas.