
Como integrar humor e riso no cuidado de idosos
O envelhecimento pode ser uma fonte de grande stress quer para a pessoa de idade quer para o seu cuidador, e muitas das dificuldades pelas quais se passa não são motivos de riso. Porém, o humor mesmo assim pode ser uma ferramenta muito eficaz para melhorar o estado de espírito do idoso e tornar o processo de cuidado mais suave e agradável. Para além de que o próprio riso tem vários benefícios para a saúde mental e até física, tais como o fortalecimento do sistema imunitário, maior consumo de oxigénio, alívio da dor e stress e melhor função cognitiva. Ficam então aqui algumas dicas de como pode implementar humor no cuidado do seu familiar idoso.
Trocar histórias engraçadas
O dia-a-dia costuma ser uma das maiores fontes de humor. Vá contando histórias engraçadas ao seu familiar idoso e encoraje-o a contar histórias engraçadas da vida dele. É uma boa maneira da pessoa sênior trabalhar a sua memória, a sua capacidade de socializar e fortalece o laço entre o sênior e o cuidador.
Ver filmes de comédia
Escolha um filme para ver juntamente com o seu ente querido idoso. Pode ser um filme que este ainda não viu ou que já viu faz já passou algum tempo. Convém ser um filme da altura do idoso, mas também podem haver filmes modernos que se adequem ao sentido de humor do idoso. Verifique que se a Pessoa Maior consegue acompanhar legendas ou se o filme precisa de ser na sua língua materna.
Ver programas de comédia
Alternativamente, se tiver menos tempo ou se for mais do agrado do familiar idoso, pode também ver um programa de comédia. Séries de comédia são adequadas neste contexto, quer mais modernas quer da altura da Pessoa Maior, devido ao seu humor simples e ligeiro. Curtas-metragens de animação antigas também são uma boa escolha, já que possuem pouco ou nenhum diálogo.
Jogos de tabuleiro engraçados
Jogos como Pictionary, charadas ou Quem Sou Eu? são boas atividades lúdicas para organizar entre si e a Pessoa Maior ou entre os seus amigos de maior idade, para assim promover a socialização e diminuir a sensação de isolamento.
Ir a um espetáculo de comédia
Qualquer espetáculo é uma maneira eficaz de levar o seu parente idoso à rua e promover interações com outras pessoas. Em termos de espetáculos de comédia, pode ser uma uma peça de teatro ou musical de comédia, ou até uma simples sessão de stand-up.
É importante no entanto, quer conte piadas ou histórias engraçadas ou proporcione certas peças de entretenimento lúdico, ter atenção aos seguintes fatores:
- Evitar humor e piadas ofensivas, desconfortáveis ou inadequadas
- Não usar o humor em excesso para não dar a ideia à pessoa idosa que não é levada a sério
- Ter atenção ao sentido de humor de pessoas com deficiências cognitivas ou demência, que podem ser confundidas ou perturbadas com certas piadas
- Abordar o familiar idoso com mais empatia e sensibilidade quando este está triste ou deprimido
- Não deixar o humor desvalorizar situações sérias ou graves
Desde que seja usado de uma maneira inteligente e cuidadosa, o humor é uma excelente ferramenta para melhorar a saúde do parente idoso, tornar o processo de cuidar mais fácil e suave e fortalecer o laço entre a Pessoa Maior e o Cuidador. A KindCare acredita que é importante cuidar de cada idoso de maneira divertida e tranquila, sem sacrificar o profissionalismo e a atenção ao detalhe. Se este o cuidado quer para o seu familiar contacte-nos através deste site ou do número 960 139 517.
Fontes:
https://novocuidar.pt/como-encontrar-o-humor-na-prestacao-de-cuidados
https://www.scmp.pt/pt-pt/noticias/quando-o-riso-tambem-e-um-gesto-de-cuidado
https://cuidarhoje.alcura.pt/beneficios-do-riso-na-terceira-idade-e-como-os-fazer-rir