
Dicas para estimular e desenvolver a autonomia e independência do seu familiar idoso
O envelhecimento pode trazer consigo uma perda de autonomia e independência, sendo que a autonomia refere-se à capacidade de controlo e iniciativa das suas decisões e ações e a independência à capacidade do idoso de desempenhar tarefas sem a ajuda de terceiros. É algo que é difícil quer para o cuidador, que acarreta uma maior carga de decisões e tarefas, quer no idoso, que se sente frustrado pelas suas limitações e que se sente como um fardo. Porém, estes fatores não são imutáveis. Mesmo depois destas aptidões diminuírem, podem ser desenvolvidas de novo. Nesse âmbito, temos algumas dicas para estimular a autonomia e independência do seu parente idoso.
Avaliar as necessidades
Tenha uma conversa com o seu a pessoa maior. Chame à sua atenção que as suas capacidades podem mudar e que certas limitações podem ser trabalhadas. Pergunte-lhe onde é que precisa de ser ajudado, assim como o que pode fazer para ajudar. Essa ajuda pode ser importante para si como cuidador ou pode ser importante para o idoso se sentir útil.
Deixar o idoso tomar certas decisões
Nem sempre se sabe o que é melhor para uma pessoa de idade e às vezes quem sabe é a própria. Dê espaço para o seu familiar de idade expressar-se quanto às suas preferências e deixe-o tomar decisões sempre que possível. Pode ser algo tão simples como que refeição é que quer tomar e que roupa é que quer vestir ou algo mais abrangente como que tarefas prefere desempenhar.
Dar tarefas simples para o idoso desempenhar
Pode selecionar tarefas que sejam fáceis para a pessoa maior de idade fazer ou reaprender a fazer. Alguns exemplos incluem dobrar a roupa ou pôr a mesa. Este é um dos fatores que mais contribuem para a autonomia e independência. E caso a pessoa idosa tenha certas funções já intrínsecas na sua rotina, é importante fazer os possíveis para que possa continuar a desempenhar essas funções e assim dar-lhe uma sensação de importância e de que pouco mudou com o avançar da idade.
Estabelecer uma agenda
Elabore um plano semanal ou mensal que aborde vários compromissos e necessidades da Pessoa Maior, tais como tomadas de medicamentos e exames médicos. Ao ter acesso a essa agenda, o seu familiar idoso pode acompanhar esses planos com mais atenção, o que depois liberta mais tempo para fazer as atividades que quer.
Promover boa higiene e alimentação
Um estilo de vida saudável é fulcral para uma pessoa sentir-se mais ativa, especialmente quando é idosa. Nesse sentido, motivar o seu familiar a ter uma alimentação saudável e tomar banhos por iniciativa própria vai motivá-lo a tomar mais decisões e a desempenhar outras tarefas.
Promover exercício físico
O exercício físico ajuda a combater várias complicações físicas e mentais como atrofia muscular, depressão e perda de capacidades cognitivas, tudo fator que podem interferir fortemente na autonomia e independência do idoso.
Promover a socialização
Ajude o seu ente querido a planear atividades com família e amigos e dê-lhe também a oportunidade para escolher que atividades quer fazer e com que pessoas quer fazer. Isto não só contribuí para combater a solidão e para se sentir integrado na comunidade mas também lhe permite trocar experiências com pessoas que podem estar numa situação semelhante e trazer essas lições e estratégias para casa.
Tornar a casa segura
Normalmente há um grande receio quer no cuidador quer no idoso de que o idoso caía no chão, porque tem o mais pequeno ferimento ou lesão pode ter um impacto significativo na respetiva mobilidade. Felizmente, pode tomar várias medidas de segurança para prevenir quaisquer acidentes e dar mais confiança à Pessoa Maior, tais como barras de apoio na casa de banho, bengalas e andarilhos. Caso o seu familiar tenha dificuldade em andar ou em manter-se em equilíbrio, pode consultar outras dicas que já partilhámos num artigo passado.
Ajudar o seu familiar idoso é importante, mas também é relevante encarar essa ajuda de maneira capacitante e dar-lhe ferramentas para fazer mais por si próprio. É algo benéfico não só para si como cuidador informal, que acarreta uma menor carga de trabalho, mas também para despertar no seu ente querido idoso um sentido rejuvenescido de confiança, iniciativa e autoafirmação.
Na KindCare, acreditamos que assistência incluí ajudar a fazer. Se esse o tipo de assistência que quer para o seu familiar idoso contacte-nos neste site ou com o número 960 139 517 para saber mais.
Fontes:
https://novocuidar.pt/como-estimular-a-autonomia-dos-idosos
https://www.maisquecuidar.com/como-estimular-a-independencia-e-dar-apoio-aos-idosos
https://apoiodomiciliariorosana.pt/2022/10/11/como-estimular-a-autonomia-do-idoso/
https://domusvi.pt/como-estimular-a-autonomia-e-a-independencia-na-populacao-senior/