Equilibrar o trabalho e cuidar dos pais idosos: um desafio diário que muitas famílias enfrentam


Atualmente, a população ativa ou trabalhadora enfrenta vários desafios em simultâneo: além de ter de corresponder às necessidades diárias decorrentes da atividade profissional, há sempre inúmeras solicitações e necessidades às quais tem de se dar resposta. Existe ainda um grupo de pessoas que trabalham e que, além de dar apoio aos pais, está igualmente a dar suporte aos netos. Há ainda a adicionar o facto de nem todas as empresas demonstrarem compreensão para com as ausências decorrentes do apoio aos pais idosos, obrigando com frequência a ter de utilizar dias de férias para se ausentar e dar o apoio necessário.


As Exigências dos Cuidados a Idosos


Efetivamente, apesar de haver pais com bastante autonomia e a viverem nas suas respetivas casas, já é necessário acompanhá-los em inúmeras tarefas, tais como: compras de bens domésticos, tratar de assuntos legais (IMI, IRS ou outros), deslocações a consultas médicas ou tratamentos, apoiar na gestão da casa, etc. As tarefas são inúmeras e variadas, pelo que é importante manter-se organizado, garantindo que tudo flui calmamente.


Sugestões para quem tem uma atividade profissional e tem de dar apoio aos pais:

• Fale com os restantes membros da família direta, de forma a distribuírem as tarefas por todos de forma equilibrada. As saídas para se fazerem compras e os acompanhamentos a atos médicos são as mais recorrentes e, adicionalmente, ocupam mais tempo. Aconselha-se que sejam efetuadas alternadamente pelos vários membros da família, evitando o desgaste de uma só pessoa.

• Pense sempre em alternativas para poupar tempo. Por exemplo, aproveite as suas próprias deslocações às compras para fazer as dos seus pais ou, alternativamente, encomende online. Os idosos têm preferências muito específicas e únicas relativamente aos produtos que consomem (não apreciam a mudança). Caso encomende através da internet, poderá não conseguir adquirir todos esses bens numa primeira tentativa. No entanto, sugere-se que seja persistente e que vá tentando, porque estará a ganhar tempo para si.

• Tenha um calendário atualizado com todas as tarefas a realizar com os pais e consulte-o regularmente. Caso o apoio que esteja a ser dado aos pais seja partilhado por outros membros da família, partilhe essa calendarização com os restantes, atribuindo claramente o responsável por cada tarefa, nunca esquecendo os períodos de férias e ausências de quem está a dar apoio. Assim, garante que nada escapa e que não surgem contratempos mais tarde, causados pelo esquecimento ou ausência de comunicação.

• Caso verifique que as deslocações ao exterior com os seus pais estejam a ser desgastantes (a título de exemplo, não consegue estacionar o carro à porta da clínica onde vai ter a consulta e o idoso já tem dificuldade em andar), sugere-se que se acompanhe de uma outra pessoa para dar apoio nestas deslocações ou, alternativamente, utilizar um táxi ou Uber.

• Mantenha-se atento à saúde dos seus pais e atue sempre numa ótica de prevenção. Isto é, caso verifique que os seus pais apresentam alguma maleita que se vai mantendo ao longo dos dias, contacte um médico. Adiar ou ignorar situações de mal-estar pode originar deslocações repentinas às urgências que podiam ter sido evitadas.

• Esteja preparado mentalmente para as emergências originadas por quedas ou outro mal-estar súbito. Com o avançar da idade, as deslocações aos serviços de urgência são mais comuns. Caso aconteça e o tempo de espera seja longo, reveze-se com outro membro da família no apoio durante a urgência médica, garantindo que, apesar de existir sempre suporte à pessoa idosa, o desgaste individual é menor.

• Se estiver a passar por uma fase em que se sente mais sensível ou que a ajuda que tem de dar não está a corresponder ao tempo que tem disponível, aconselha-se que fale com os restantes membros da família, para poderem redistribuir temporariamente as tarefas ou, em conjunto, encontrarem uma solução.


Quando o Apoio Familiar é Limitado


No entanto, nem todos os idosos conseguem ter apoio de vários membros da família. Frequentemente, é uma só pessoa que tem de organizar e velar por tudo. Para essas pessoas, a KindCare é uma excelente solução, porque dá toda a ajuda necessária à pessoa idosa, incluindo a organização e calendarização das saídas e outras atividades. Contacte-nos para mais informações.

Contacte a KindCare

Estamos aqui para ajudar a tornar o cuidado dos seus entes queridos mais fácil e tranquilo. Na KindCare, entendemos que cada situação é única e estamos prontos para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.

Se tem alguma dúvida, deseja saber mais sobre os nossos serviços, ou precisa de assistência imediata, não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está disponível para responder às suas questões e proporcionar o apoio necessário para garantir o bem-estar e conforto dos seus familiares. Entre em contacto conosco através do formulário, e-mail, telefone ou visite-nos pessoalmente. Estamos aqui para fazer a diferença.

Morada
Rua José Pedro da Silva
N.º 6 A
2770-107 Paço de Arcos

Fale Connosco