O avançar da idade traz algo precioso e que atualmente é olhado como muito relevante: disponibilidade de tempo. As tarefas profissionais fazem parte do passado, os filhos cresceram e as responsabilidades dimínuiram. Para aqueles que têm a agenda repleta de tarefas, ser idoso é sinónimo de uma vida calma, onde há tempo para disfrutar os bons momentos e fazer tudo o que não se fez até à data.
No entanto, a Pessoa Maior pode sentir-se de forma completamente diferente: levanta-se de manhã e não tem objetivos nem tarefas para desempenhar, sente-se sozinho porque ao longo do tempo foi perdendo o contacto com outras pessoas e caso esteja viúvo/a, a questão ainda é mais crítica porque perdeu o parceiro/a de longa data e teve que se habituar ao silêncio da casa, além de ter de realizar as tarefas anteriormente desempenhadas pelo falecido/a.
A acrescer a esta questão há ainda as doenças que vão surgindo, algumas são passageiras mas outras são crónicas, gerando um mal estar geral. Os problemas de saúde, que obrigam com frequência a Pessoa Maior a permanecer em casa, pode acabar por aumentar o isolamento e a tristeza de quem se vê numa situação de debilidade, mas que ainda se recorda do tempo em que era saudável e se sentia forte.
Estas e outras situações podem gerar depressão no Idoso a qual tem por vezes sintomas diferentes das outras faixas etárias e por vezes pode ser confundida com demência, sendo importante distinguir uma da outra. Faça o diagnóstico tão breve quanto possível junto de um psiquiatra pois a depressão deve ser clinicamente tratada.
Sugestões para evitar a depressão em idosos:
- Evitar o isolamento. Caso o Idoso comece a perder o interesse para estar com outras pessoas ou esteja impossibilitado de sair de casa, organize atividades na casa do Idoso. Pode ser uma refeição em família, onde já leva comida previamente feita. Ou pode organizar um encontro de Amigos também em casa da Pessoa Maior. Durante a semana ou nas fases em que está mais ocupado ligue ao Idoso enquanto está em trânsito, para que haja oportunidade para conversar. Um dos temas de conversa preferidos do Idoso são as respetivas doenças. Caso esta seja a situação do seu pai ou mãe Idosos, desvie rapidamente o assunto, evitando o seu próprio desgaste de no final desligar o telefone com a sensação de que aquele telefonema lhe drenou as suas energias e que não tem vontade de fazer outro telefonema tão brevemente. Peça aos restantes familiares para ligarem à Pessoa Maior. Se fôr possível e puderem utilizar o Whatsapp para conversar é excelente porque há a sensação que estão todos mais perto.
- Verifique se na área de residência da Pessoa Maior, nomeadamente na Junta de Freguesia ou outras entidades, há atividades direcionadas para esta faixa etária: excursões, aulas de ginástica, natação, entre outras. Converse com o seu familiar para o convencer a experimentar uma destas atividades, aquela que se adaptar melhor à sua personalidade.
- Fomente a atividade física, adaptada ao Idoso (antes de fazer qualquer tipo de exercício deverá consultar um médico). Além de garantir que a Pessoa Maior melhorar a força muscular, o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora, está ainda a contribuir para a diminuir o risco de quedas, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, e alguns tipos de cancros. Paralelamente, melhora o humor e o bem-estar. Ao fazer exercício fisíco o Idoso está também em contacto com outras pessoas, aumentando o seu leque de relações.
- A alimentação é outro meio para diminuir o risco de depressão no Idoso. Deve-se comer de forma equilibrada e nutritiva. Os peixes e nozes são essenciais porque ajudam na manutenção das funções cognitivas e contribuem para a redução de sintomas de depressão. As frutas e vegetais também têm um papel muito relevante na proteção do cérebro.
Serviços da KindCare
A KindCare é a solução para evitar a solidão e a tristeza do seu familiar Idoso. Damos todo o tipo de apoio e assistência necessários, incluindo ajuda na confeção das refeições saudáveis. Podemos ainda passear a pé pelo jardim mais próximo, enquanto conversamos sobre os temas que o Idoso mais privilegia. Cuidamos com tranquilidade, confiança e segurança. Contacte-nos para saber mais.
Fontes:
https://www.cuf.pt/mais-saude/os-beneficios-do-exercicio-fisico-para-os-idosos
https://metis.med.up.pt/index.php/Depress%C3%A3o_no_idoso#Como_prevenir.3F
https://radiocomercial.pt/podcasts/o-nosso-olhar-para-ti/t5/nem-tudo-e-demencia